quarta-feira, 24 de abril de 2013

O FIM DO REGIME DO APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL

Depois de um longo período, sob dominação do regime de Apartheid, e com maior incidência na 2ª metade do século XX, os Nacionalistas Sul africanos e todos Sul Africanos amantes da Paz, da Democracia, da Integração entre os Povos e do Progresso, moveram uma Luta de Resistência contra a minoria Branca que Governava à África do Sul e mantinha os seus concidadãos negros e não só, sob opressão.

Os Países da região da África Austral integrados no Movimento PLF (Países da Linha da Frente), e mais tarde na SADCC, desenvolveram esforços no sentido de pôr fim o Apartheid e a implementação de um Regime Multirracial e Democrático na África do Sul.

Após uma longa e decisiva caminhada, a África do Sul entrava a partir de 1990 num Processo de Transição e de seguida as Primeiras Eleições Multirraciais e Democráticas, que tiveram lugar à 27 de Abril de 1994 e elegia Nelson Mandela, como o primeiro 1º presidente negro da história da África do Sul.

Com a queda do Apartheid na África do Sul, estavam assim, coroados de êxitos os esforços e empenho dos países da sub - região da África Austral, assim como da comunidade internacional que sempre condenaram o regime hediondo do apartheid...    

1 comentário: